Terça, 16 Julho 2019 09:49

SPC em Foco: Mantenha a inadimplência sob controle

Quando se trabalha com crediário próprio é preciso acompanhar de perto os índices de inadimplência da empresa para não perder o controle das contas a receber.

Para controlar esses índices, o ideal é que seu negócio tenha ferramentas que lhe permitam avaliar o risco de cada cliente no momento da venda, antes de aprovar o crediário. Nessas horas, a melhor forma de se proteger é com informação e análise.

Informação de crédito: proteção básica

Para saber se uma venda é segura ou não, o primeiro nível de informação que você precisa acessar está nos bancos de dados dos principais bureaus de crédito do mercado brasileiro.

Para saber se um cliente está com alguma conta em atraso no comércio, recorra aos serviços de instituições como o SPC Brasil para obter informações sobre o cliente. Vale lembrar que, somente em Ponte Nova, mais de 33 mil consultas foram realizadas de janeiro a junho pelas empresas da cidade no sistema do SPC.

Além disso, analise informações como os últimos holerites do cliente. Confira se ele paga aluguel ou não, e qual valor. Confira se o cliente tem outras pessoas que o ajudam nas despesas em casa, e se há parcelas a serem pagas em outras empresas. Solicite algumas referências comerciais e confira se nestas empresas o cliente tem o hábito de comprar a prazo e se demora realizar os pagamentos.

Quanto mais informações sua empresa reunir sobre o cliente, maiores são as chances de recebimento da venda.

Quer saber mais detalhes sobre como usar o SPC Brasil com segurança? Entre em contato conosco! Telefone: (31) 3817-2492.

Última modificação em Terça, 16 Julho 2019 09:54