Segunda, 12 Setembro 2022 16:03

Zé Luiz da Eureka é eleito Empresário do Ano 2022; confira como foi o Mérito Empresarial!

Cerca de 400 pessoas prestigiaram, na noite do último sábado (10/09), o Mérito Empresarial 2022. Depois de dois anos de interrupção, em função da pandemia, o evento foi retomado em uma noite muito especial, com dezenas de homenagens e confraternização entre empresários e colaboradores.

O evento foi aberto com discurso do presidente da ACIP/CDL, Cochise Saltarelli Martins, seguido por um documentário da entidade produzido especialmente para a festa. Os patrocinadores também tiveram espaço para suas apresentações: Apache Imóveis, Bartofil, Infornet, Laticínios Porto Alegre, Saudali, Sicoob Credimepi e Sicoob União dos Vales.

Em sua 10ª edição, a “Noite do Empresário” teve três critérios de homenagens. A primeira delas foi para empresas que fazem aniversários em quinquênios. Neste ano, foram 48 empresas homenageadas, com aniversários de 5 a 110 anos. A lista completa de empresas homenageadas segue abaixo. Ainda nesta semana, iremos disponibilizar todas as fotos das homenagens.

Houve também três homenagens especiais, indicadas pela diretoria da ACIP/CDL. Duas delas foram da área da saúde: Sociedade Médica de Ponte Nova e Sindicato dos Servidores Hospitalares do Vale do Piranga. A indicação foi uma forma de reconhecimento ao brilhante trabalho feito pelos profissionais destas instituições durante o período de pandemia da COVID-19 em Ponte Nova. A médica Raquel Lanna Campos representou a Sociedade Médica de Ponte Nova, enquanto a Técnica de Enfermagem Maria do Amparo Silva representou o SINDHOSP.

E a terceira homenagem foi para o suinocultor João Carlos Bretas Leite. Presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) e da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg), João Leite foi indicado devido à sua brilhante atuação frente à suinocultura em Ponte Nova e região, que nos faz lembrar também do pioneirismo de seu pai e da continuidade e evolução, que transformou a atividade em um dos segmentos mais importantes de nossa economia, com grande geração de emprego e renda.

A última parte do protocolo foi o anúncio do Empresário do Ano de 2022, que irá suceder aos irmãos Darlon Brum e Íkaro Brum, da Infornet, eleitos em 2021. José Luiz Ventura, popularmente conhecido como “Zé Luiz da Eureka”, foi eleito pelos associados da ACIP/CDL, em votação online.

José Luiz Ventura, de 62 anos, nasceu na Fazenda Quebra Pau, e foi registrado na cidade de Piedade de Ponte Nova. Filho de Carlos Martins Alves de Souza e Maria Ventura de Souza, ele é casado com Rita Lisboa, tem 7 irmãos e 4 filhos, além de dois enteados. Zé Luiz começou a vida como caminhoneiro na Transportadora Ramos. Ele também atuou como carreteiro na empresa. Foi dali que surgiu a ideia de criar a Transportadora Eureka, que está há 38 anos no mercado. A empresa já teve filiais nas cidades de Barbacena, Caratinga, Teófilo Otoni e Ubá, mas hoje concentra 100% da sua atividade em Ponte Nova. Hoje, a Eureka tem 25 funcionários efetivos, além de cerca de 20 colaboradores terceirizados.

Além da Eureka, Zé Luiz tem participação em dois grandes empreendimentos de Ponte Nova. Um deles é a Academia Medida Certa, no Centro Histórico, hoje conduzida por seu filho Bruno, após um alto investimento feito na época. Hoje, a academia é um sucesso, inclusive com uma filial aberta recentemente no bairro Palmeiras. Mais recentemente, foi inaugurada ainda a Arena 10 – um grandioso complexo esportivo, que agrega diversas modalidades. Este empreendimento é conduzido por Victor, seu outro filho. Zé Luiz também tem passagens na esfera política e grande destaque no apoio ao esporte de Ponte Nova e região.

A noite foi encerrada com grande show da banda All Star.

A ACIP/CDL parabeniza novamente todos os homenageados e agradece os patrocinadores, parceiros, associados e demais convidados que fizeram do Mérito Empresarial 2022 mais uma linda festa!

Última modificação em Segunda, 12 Setembro 2022 16:15