Terça, 30 Janeiro 2018 16:36

Reunião da Fopemimpe discute melhorias para Ponte Nova e região

Nesta segunda-feira (29/01), a ACIP/CDL foi sede da primeira reunião de 2018 do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) - Regional Caparaó.

Participaram do evento representantes das seguintes instituições: ACIP/CDL, Prefeitura de Ponte Nova, Câmara de Ponte Nova, Sindcomércio Ponte Nova, Casa do Empresário de Viçosa, Agevale e Sebrae. A reunião foi conduzida por Fernando Passalio, que é secretário geral do Fopemimpe e superintendente das cooperativas de pequeno porte do Estado de Minas Gerais. Na oportunidade, foram apresentados os casos de sucesso de 2017, além do debate de temas e metas para 2018.

Entre essas novas metas, destaque para o trabalho de reativação de uma feira de negócios, comércio e inovação, além da busca pela capacitação e incentivo a micro e pequenos empresários, incentivo a participação em feiras e rodadas de negócios e emissão da carteira nacional de artesãos de Ponte Nova e região. O encontro também foi fruto das propostas apresentadas por José Ricardo Veiga, secretário nacional da micro e pequena empresa, no encontro “Ponte Nova Amiga do Empreendedor”, na semana passada.

Além das entidades mencionadas acima, outras instituições serão convidadas para participar do Fórum.

Saiba mais sobre o Fopemimpe

O Fopemimpe tem como missão promover, articular e integrar o governo, entidades de apoio e representação de empresários, a fim de garantir o estabelecimento de políticas públicas efetivas para o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios. Entre os temas trabalhados no Fórum destacam-se: acesso a mercados, formação e capacitação empreendedora, investimento, financiamento e crédito, qualidade e inovação, racionalização, legal e burocrática. O Fopemimpe conta com 275 entidades habilitadas em todo território mineiro e segue as premissas dos Fóruns Regionais de Governo para atuar nas 17 regionais do Estado.

Atualmente, o território conta com três municípios de referência: Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa. Apenas para Ponte Nova, outras 21 cidades fazem parte da regional: Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sericita, Urucânia e Vermelho Novo.

Última modificação em Quarta, 31 Janeiro 2018 11:57