Quinta, 11 Setembro 2014 18:21

ACIP/CDL começa a funcionar como Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual

As empresas associadas da ACIP/CDL poderão usufruir de um novo serviço. Agora, a entidade funcionará também como Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE).

O PACE foi criado em Ponte Nova para ajudar na solução de conflitos entre empresários e clientes. Serão realizadas conciliações de conflitos que ainda não foram levados ao judiciário. Havendo acordo entre as partes, será feita uma homologação e o acordo terá “força de sentença judicial”. O PACE é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a FEDERAMINAS, as Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com apoio do SEBRAE.

Os postos são procurados, no geral, para dirimir desavenças relacionadas a cobrança de dívidas pendentes, dívida com bancos e operadoras de cartão de crédito, contratos não-cumpridos, renegociação de dívidas, problemas na entrega de produtos ou na prestação de serviços.

A instalação do PACE na ACIP/CDL é algo para se comemorar. Com esta iniciativa, criamos mais um mecanismo para auxiliar os empresários que têm dívidas a receber, além de facilitar a vida dos cidadãos, que poderão resolver dentro da nossa entidade pendências financeiras, sem passar pelo Judiciário, ou seja, de forma muito mais simples e prática, sem burocracia”, afirmou Júlio Sales, presidente da ACIP/CDL.

Como fazer

Os empresários podem fazer um agendamento para a realização de uma conciliação a qualquer momento, pessoalmente ou pelo telefone: (31) 3817-2492. Durante a marcação, é preciso mostrar a documentação exigida para comprovar a dívida. A partir daí, a ACIP/CDL entra em contato com o cliente e agenda a reunião de conciliação.

Os consumidores também podem procurar o PACE para agendar uma sessão de conciliação, que será realizada em um prazo médio de 15 dias.

As conciliações serão realizadas às terças e quintas-feiras, de 14h às 18h, na sede da ACIP/CDL, com a participação dos colaboradores da entidade responsáveis pelo PACE.