Quinta, 03 Abril 2014 12:16

Ainda dá tempo de fazer sua doação do Imposto de Renda para a Fundação Menino Jesus e a Fundação Terra

Termina no dia 30 de abril de 2014 o prazo final dado pela Receita Federal para que as pessoas físicas façam sua declaração de Imposto de Renda – ano base 2013.

Deve declarar o imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis* cuja soma foi superior a R$ 25.661,00 em 2013, além daqueles que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil, em 2013. Também está obrigado a apresentar a declaração em 2014, o contribuinte que obteve, em 2013, receita bruta em valor superior a R$ 128.308,50 com atividade rural.

Após baixar o programa no site da Receita Federal e lançar os dados no sistema, o cidadão verá se ele terá imposto a receber ou a pagar. Pensando nas pessoas que têm impostos a pagar (inclusive o valor retido na fonte), foi criada a campanha “Doação sem Dor”, sugerindo as entidades Fundação Menino Jesus e Fundação Terra para a doação de até 6% do valor.

Pessoas físicas e pessoas jurídicas que fazem a declaração através do seu contador podem pedir ajuda deste profissional. No caso de pessoas jurídicas, pode-se doar até 1% do valor. Veja abaixo um breve resumo das instituições sugeridas na campanha “Doação sem Dor”.

Fundação Menino Jesus

A Fundação Menino Jesus fica em Ponte Nova e é presidida pela Irmã Zélia. Em regime de internato, a entidade tem por finalidade a formação humana através do acolhimento institucional.

A instituição atende diariamente 80 crianças/adolescentes, sendo 15 em sistema de internato (período integral) e 65 em sistema de semi-internato (permanecem durante o dia e vão para casa à tarde), além de 20 famílias assistidas pelo clube de mães, 10 adolescentes em oficinas, onde recebem noções de higiene, artes e orientação para o resgate da auto-estima. Portanto, atende/beneficia direta e indiretamente aproximadamente 150 pessoas. São assistidas Crianças e Adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social do município de Ponte Nova. Estas crianças vêm por busca espontânea e ou são indicadas pelo Conselho Tutelar, Juizado de Menores desta comarca ou outras instituições da rede de parceiros, ou mesmo por cidadãos da comunidade, conscientes da realidade local. A fan page da instituição é: https://www.facebook.com/FundacaoMeninoJesus.

Fundação Terra

Já a Fundação Terra, fundada pelo Pe. Airton Freire de Lima, é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu em 1984 numa comunidade conhecida popularmente como Rua do Lixo, que fica no entorno do recém-desativado lixão da cidade de Arcoverde, no Semiárido pernambucano, a 256 km de Recife. A Fundação foi criada para resgatar, literalmente, homens, mulheres e crianças do lixo, identificadas pelo Pe. Airton Freire como o suprassumo da miséria de Arcoverde.

Desde então, a Fundação Terra busca a melhoria social para pessoas em situação de pobreza, através da saúde (5.452 pessoas beneficiadas), educação (1.719 pessoas beneficiadas) e na aérea social (2.224 beneficiadas: segurança alimentar, proteção de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, inserção produtiva, incentivo à escolarização e formação profissional de jovens e adultos e cultura para todos). O site da entidade é: www.fundacaoterra.org.br.

Última modificação em Quinta, 03 Abril 2014 12:34