Terça, 07 Agosto 2012 18:54

Após reunião organizada pela ACIP/CDL, agora é lei em Ponte Nova câmeras externas nos bancos

Foto: A primeira reunião entre as partes envolvidas aconteceu em 23/05

No dia 23 de maio, a ACIP/CDL organizou uma reunião entre empresários, polícias, autoridades e representantes das agências bancárias de Ponte Nova. O tema discutido foi a segurança dos bancos em nossa cidade. Diversas sugestões foram levantadas neste encontro, entre elas a instalação de câmeras de segurança na parte externa das agências, a proibição do uso de telefones celulares dentro das agências e um maior policiamento.

Com relação a câmeras de filmagem externas, fizemos um levantamento dois meses após a reunião. O gerente do Banco do Brasil, Nei Coelli, informou que as câmeras internas foram modernizadas, mas as câmeras externas ainda não estão nos planos de segurança, pois um estudo será feito para avaliar essa possibilidade.

Representando o Banco Itaú, a gerente Laysa Mendes Gabriel disse que as câmeras internas que antes não existiam, já estão funcionando; já as externas devem ser instaladas em breve.

O gerente wt0bgé Márcio Senac Lanna, do Banco Mercantil, anunciou que as câmeras externas serão instaladas em breve.

O Banco Santander, representado pelo gerente Antônio Augusto Paiva da Silva; e o gerente Jorge do Carmo Mariano, da Caixa Econômica Federal, disseram que a agência ainda não tem o projeto para instalação de câmeras externas.

O Banco Sicoob do Centro, através do gerente Ivan Carlos Sabino, afirmou que já tem câmeras externas instaladas, mas brevemente elas serão substituídas por outras em melhor resolução e com o sistema infravermelho. Já a agência de Palmeiras mudará de endereço possivelmente neste mês e suas novas instalações já se encontrarão com um moderno sistema de câmeras.

Lei Municipal

Como apoio à iniciativa da ACIP/CDL, a Prefeitura de Ponte Nova criou um projeto de lei sobre o tema, já aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito João Antônio Vidal de Carvalho. A lei no 3.688/2012 altera a Lei Complementar no 3.027/2007, que institui o Código Municipal de Posturas de Ponte Nova. No artigo 208-E, agora consta que “ficam as agências bancárias e lotéricas obrigadas a instalar dispositivos de filmagem para gravação de monitoramento de suas dependências de uso público, inclusive para a vigilância de acesso e de saída nas áreas externas”.

A ACIP agradece a todos os envolvidos neste movimento. A união de forças é nossa característica. O trabalho em conjunto traz resultados não somente a nossos associados, mas a toda população. Qualquer ação em prol da segurança deve ser levada a sério e valorizada, afinal, segurança é uma demanda de todos nós”, comentou Júlio Sales, presidente da ACIP/CDL.

Última modificação em Terça, 07 Agosto 2012 19:39