Segunda, 13 Mai 2019 11:55

SPC em Foco: Cuidados que se deve ter ao aceitar pagamento em cheque na sua loja

Hoje em dia, a maioria das pessoas costuma fazer seus pagamentos em dinheiro, cartões de débito ou crédito, mas há ainda aqueles que não gostam ou não querem trabalhar com os meios eletrônicos de liquidação de contas, preferindo usar os clássicos cheques.

O grande problema é que essa modalidade de pagamento precisa de cuidados, porque está sujeita a fraudes e a circunstâncias de inadimplência simplesmente imprevisíveis — como no caso em que o emitente não tem fundos no banco de onde o beneficiário pretende sacar a quantia devida, por exemplo.

Dicas para diminuir os riscos ao optar por receber pagamento em cheque:

1. Peça os documentos do cliente: compare as informações dos documentos junto as do cheque.
2. Consulte previamente o SPC Brasil: selecione o perfil de consulta mais completa e que possa atender suas necessidades.
3. Faça um cadastro do cliente: Nome, telefone, endereço, local de trabalho. Dessa forma, você terá os principais dados de contato do cliente em mãos, descomplicando enormemente a busca pelo inadimplente.
4. Analise as condições físicas do cheque: evite receber cheques que estejam rasurados, muito riscados ou de difícil leitura, com marcas e manchas que possam atrapalhar a percepção de seu conteúdo. O mesmo vale para cheques que apresentem aspecto muito envelhecido, pois a pessoa poderá estar utilizando uma ordem de pagamento referente a uma conta que já está encerrada ou inativa, por exemplo.

Quer saber mais sobre como consultar cheques com segurança? Fale com a gente pelo telefone (31) 3817-2492 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Última modificação em Segunda, 13 Mai 2019 11:58