Segunda, 11 Março 2019 10:45

SPC em Foco: seis boas práticas para cobrar clientes inadimplentes

Clientes inadimplentes sempre geram dor de cabeça para as empresas. Principalmente aquelas que abriram há pouco tempo e não sabem como lidar com a situação. Independentemente do valor, é necessário encontrar mecanismos para cobrar estes consumidores. Caso contrário, o seu negócio será imensamente prejudicado no futuro. Confira abaixo algumas dicas para cobrança.

1. MANTENHA O CADASTRO DE SEUS CLIENTES SEMPRE ATUALIZADO
Nome completo, e-mail, telefone, endereço, CPF, RG, e assim por diante, são alguns dos dados que você precisa ter cadastrado em seu sistema, referente a cada um de seus clientes. Munido destas informações, você poderá entrar em contato com eles, lhes informar sobre o débito em aberto, bem como deixá-los cientes sobre as formas de pagamento deste débito. Além disso, o cadastro, quando bem organizado, traz todo o histórico dos clientes, possibilitando que você possa acessá-lo a qualquer momento, para saber o valor da dívida de cada um, o tempo que o débito está em aberto, o tamanho do prejuízo que isso está lhe causando e assim por diante.

2. EVITE CONSTRANGIMENTOS
Em hipótese alguma sua empresa deve constranger os clientes que estão em débito, caso o contrário, o prejuízo será maior ainda. O ideal, é entrar em contato com eles, seja por e-mail, pessoalmente ou por telefone, da maneira mais cordial e respeitosa possível, para que assim sejam realizadas as tratativas. Entenda que, por mais que alguns de seus clientes estejam com inadimplência, tratá-los mal só vai prejudicar sua empresa, pois eles podem tanto recorrer aos órgãos de defesa do consumidor para reportar a situação, como também contar para outras pessoas os constrangimentos que passaram.

3. ENTRE EM CONTATO ANTES DO VENCIMENTO DO DÉBITO
Pode ser por e-mail, por telefone ou mensagem de texto. Independentemente do meio de comunicação, você pode e deve criar uma rotina que facilite ainda mais a vida de seu cliente, a sua e também a de seus colaboradores. Neste sentido, o que você pode fazer é entrar em contato, alguns dias antes do débito de seus clientes vencerem, lembrando-os de realizar o pagamento. Isso, sem dúvida alguma, vai evitar que eles se esqueçam de pagar e também vai evitar que se tornem inadimplentes com a sua empresa.

4. DEIXE O MEDO DE LADO
Antes de qualquer coisa, lembre-se que é um direito seu cobrar os clientes que estão em débitos com a sua empresa. Sendo assim, não há porque ter medo ou se sentir mal por estar realizando a cobrança da dívida. Trata-se de uma situação bem delicada, mas que pode ser resolvida com uma simples conversa.

5. O CONTRATO É O SEU MAIOR RESPALDO
A contratação de qualquer tipo de serviço ou compra de produto deve ter um contrato que estabeleça os direitos e deveres de clientes e fornecedores. Por isso, é essencial que você ofereça a seu cliente o contrato e nele, deixe claro, as informações sobre pagamentos, juros por atrasos, bem como sobre as ações a serem realizadas em caso de inadimplência. Este vai ser o seu maior respaldo, que vai facilitar o processo de cobrança, no sentido de esclarecer aos clientes quais são suas obrigações diante da contratação dos serviços prestados pela sua empresa.

6. FACILITE O PAGAMENTO
Muitas vezes, os clientes podem estar passando por dificuldades financeiras, o que lhes impede de saldar a dívida que fizeram com a sua empresa. Ofereça opções facilitadas de pagamento, condições para negociações, sem que haja a necessidade de mover ações judiciais contra eles. Oferecer-lhes descontos no pagamento à vista é uma boa maneira de facilitar e de ter o débito saldado, para que assim, tanto você, quanto o seus clientes, possam respirar aliviados e voltem a fazer negócios juntos.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Lembre-se: Nada é mais seguro que um bom cadastro com todas as informações dos clientes e principalmente, o hábito de CONSULTAR O CPF/CNPJ REGULARMENTE no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Isso auxilia nas vendas e garante mais segurança para as empresas. Para saber mais sobre todas as opções de consultas, fale conosco. Telefone (31) 3817 -2492 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Última modificação em Segunda, 11 Março 2019 10:48