Segunda, 26 Novembro 2018 11:31

SPC em Foco: Boa parte dos inadimplentes pretende usar o 13º para quitar dívidas

Os recursos do 13º salário, que devem começar a cair nas contas dos trabalhadores agora no fim do mês, já têm destino certo para a maioria dos brasileiros: o pagamento de dívidas. Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), pagar contas atrasadas e quitar dívidas serão prioridades para 25,77% dos entrevistados. Logo na sequência, o pensamento no futuro foi apontado por 18,56% de quem pretende poupar para outros fins.

Para Thaize Martins, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Ipead, planejamento é a palavra-chave para quem quer começar o ano sem sufoco. “Pagar contas atrasadas e quitar dívidas é o mais recomendado. O ideal é que o recurso extra seja usado para sair de dívidas de cartão de crédito e cheque especial, que têm juros muito altos”, recomenda ela. Já o educador financeiro Sandro Borges é planejar. “É importante lembrar dos gastos de janeiro: impostos, como o IPTU e IPVA, e o material escolar dos filhos. A melhor escolha econômica é poupar. É fundamental fazer disso um hábito”, comenta.

Pesquisa revela que 25% dos brasileiros vão poupar o recurso

Se 25% dos trabalhadores vão usar o 13º para pagar dívida, 27% utilizar o dinheiro extra em aplicações financeiras, como a poupança. Outros 23% pretendem gastar com presentes de Natal, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O estudo, feito nas 27 capitais do país, ainda revela que 16% vão gastar o 13° salário durante as festividades de Natal e Ano Novo e outros 13% vão pagar despesas essenciais da casa, como contas de água e luz.

Nome sujo

Em setembro, 62,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes – número quase 4% maior do que o registrado há um ano, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Calendário

O pagamento do 13º salário geralmente é feito em duas parcelas. Por lei, a primeira deve ser depositada até 30 de novembro. O prazo máximo para a empresa depositar a segunda é no dia 20 de dezembro. Quem trabalhou o ano todo ganha um salário cheio. Aqueles que foram contratados ao longo do ano vão receber um valor proporcional ao tempo de empresa. Para aposentados e pensionistas do INSS, a primeira parcela do 13º foi paga entre agosto e setembro. Já segunda parcela começa a ser paga nesta terça-feira (27/11).

Leia a notícia completa, publicada pelo jornal O Tempo, clicando aqui.

Última modificação em Segunda, 26 Novembro 2018 14:45