Quarta, 29 Agosto 2018 14:54

SPC em Foco: Qual a importância de consultar o SPC ao fazer uma venda?

Qual a importância de consultar o SPC ao fazer uma venda? Com o desemprego em níveis estratosféricos e a inadimplência cada vez maior, consultar o SPC antes de vender no boleto ou no cheque beneficia os comerciantes que precisam aumentar o seu fluxo de vendas, sem perder a qualidade das mesmas.

De nada adianta realizar 50 vendas por dia, se você não receber o pagamento de pelo menos 45 delas. O resultado da inadimplência é um prejuízo generalizado que coloca a saúde financeira de qualquer empresa em grandes riscos.

Portanto, confira os motivos pelos quais você precisa e deve consultar o SPC antes de sair vendendo indiscriminadamente para pessoas que talvez não possam te pagar.

Por que fazer uma consulta de crédito?

O cadastro do SPC tem alcance nacional. Logo, o comerciante fica protegido daquelas pessoas que vivem de aplicar golpes em diversas localidades com documentos falsos, esperando que um estabelecimento não se comunique com o outro (o que acontece no caso dos cartórios públicos, por exemplo).

Com a consulta, o comerciante também evita de vender para pessoas idôneas que, no entanto, estejam com um alto grau de endividamento.

Além disto, consultar o SPC ainda permite que o empreendedor faça uma análise de crédito de seu cliente. Às vezes, o consumidor não está com nenhuma dívida, porém, você consegue saber se ele possui outros empréstimos ou a quantidade de cheques emitidas naquele mês e se isso pode, de alguma forma, influenciar a adimplência desta pessoa.

Se o consumidor já está com mais de 30% da sua renda comprometida com o pagamento de outros créditos, o risco de inadimplência é bastante alto e cabe ao lojista verificar se a venda vale a pena.

Última modificação em Quarta, 29 Agosto 2018 14:58