Sexta, 29 Junho 2018 11:58

ACIP/CDL na manutenção dos serviços da Receita Federal em Ponte Nova

Fernando Andrade (secretário de Governo de Ponte Nova), Wagner Mol (prefeito de Ponte Nova), José Antônio Delgado (prefeito de Oratórios), Domingos Caríssimo (Delegado do CRC), Noêmio Fernandes (presidente da ACIP/CDL), Dr. Rodolfo (Receita Federal), Tales Pereira (OAB), Danilo de Castro, Fred Brum (Prefeito de Urucânia), José Adalberto Resende (secretário executivo da AMAPI), Guilherme (Receita Federal), Dra. Áurea Nazaré (Receita Federal) e Dr. Mário Dehon Santiago (superintendente da Receita Federal em Minas)

Diante da notícia de fechamento da Agência da Receita Federal (ARF) de Ponte Nova, confirmada para julho, a ACIP/CDL esclarece aos seus associados e à população de Ponte Nova que desde fevereiro deste ano trabalha pela manutenção da mesma em nosso município, juntamente com a Prefeitura, Câmara, entidades e associações do município.

1º passo: reunião com a agência de Ponte Nova

A primeira ação aconteceu em fevereiro, quando notícias populares trouxeram o assunto à tona. Na ocasião, procuramos o chefe da agência da Receita Federal de Ponte Nova, Kleber Hollerback, que disse não ter sido comunicado de nada e que, por isso, não havia nada oficial até o momento.

2º passo: reunião com lideranças da região sobre a confirmação do fechamento

Em junho, após o fechamento ter sido divulgado de forma oficial, a ACIP/CDL participou de uma reunião no dia 21/06 com diversos representantes de entidades, associações, sindicatos e do Poder Público, com o objetivo de discutir os desdobramentos do encerramento das atividades e possíveis soluções.

Kleber Hollerback também esteve nesta reunião e explicou que atualmente a agência conta com dois servidores próprios e dois terceirizados, quando a lotação ideal estimada para atendimento da demanda seria de cinco servidores próprios e dois terceirizados. A unidade funciona em imóvel próprio, atende 18 municípios da região e realizou mais de 10.280 atendimentos em 2017.

3º passo: audiência em BH na Superintendência da Receita Federal

Na última segunda-feira (25/06), a ACIP/CDL, representada pelo presidente Noêmio Gomes Fernandes, esteve em Belo Horizonte juntamente com o prefeito Wagner Mol e outras lideranças para uma audiência na Superintendência Estadual da Receita Federal, em Belo Horizonte, para reivindicar as pautas levantadas na reunião de 21/06. O encontro foi preparado pelo deputado estadual Rodrigo de Castro.

A comitiva apresentou ao Dr. Mário Dehon Santiago, superintendente da Receita Federal em Minas, o interesse de Ponte Nova pela criação de um Posto de Atendimento da Receita Federal, caso não tenha a possibilidade de prorrogar ou cancelar a suspensão das atividades da agência. O prefeito Wagner Mol garantiu que Ponte Nova assumirá a manutenção deste posto, oferecendo recursos físicos, humanos e logísticos, em parceria com os demais representantes.

A Superintendência da Receita Federal em Minas irá enviar o pedido da criação do Posto de Atendimento para Brasília, mas adiantou que a possibilidade é grande. Para a concretização, será feito um Termo de Cooperação Técnica.

Porém, como o processo de implantação deste Posto de Atendimento demanda certo tempo, a comitiva de Ponte Nova pediu ainda que o encerramento das atividades da agência da Receita Federal em Ponte Nova, marcado para 5 de julho, possa ser adiado até que o Posto de Atendimento seja oficializado e instalado. O motivo é que não haja interrupção nos atendimentos aos contribuintes. O pedido também será analisado.

É bom esclarecer que o fechamento de agências da Receita Federal não irá acontecer só em Ponte Nova. Serão 25 agências em todo o país. O motivo principal alegado foi o corte de gastos públicos. Por isso estamos muito empenhados em conseguir este Posto de Atendimento, que deve ser instalado na Casa do Empresário (no prédio da ACIP/CDL) ou na Prefeitura. Inicialmente, serão apenas dois profissionais no Posto (um concursado e um terceirizado), com o objetivo de atender a demanda de Ponte Nova e não perdermos estes serviços. Para a ampliação do leque de atendimentos, há também a possibilidade de convênios entre a Receita Federal e a OAB e também com o CRC em Ponte Nova, para atender as demandas desses serviços nas áreas do Direito e da Contabilidade. Com o apoio de todos os envolvidos, mostramos que temos forças para defender e lutar pelos interesses de Ponte Nova e região”, afirmou o presidente Noêmio Gomes Fernandes.

Última modificação em Sexta, 29 Junho 2018 12:01