Quarta, 11 Outubro 2017 15:35

ACIP/CDL participa novamente da campanha Outubro Rosa

A ACIP/CDL está novamente apoiando o movimento Outubro Rosa. O objetivo da campanha é estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A partir da próxima sexta-feira (13/10), a ACIP/CDL irá distribuir os laços da campanha para as empresas associadas que queiram afixar em suas vitrines. E no dia 21 de outubro – dois dias depois do Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama – haverá uma programação especial em Ponte Nova. Confira abaixo:

- Caminhada (saída de frente ao Ginásio até a Praça de Palmeiras)

9h às 11:30h - Praça de Palmeiras
- Dicas de saúde e orientações
- Apresentação de artistas da terra
- Animação das academias
- Medição de pressão arterial
- Orientação de nutricionistas e assistentes sociais
- Teste de Glicemia

Saiba mais sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo for detectado, mais fácil será curá-la. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental. A cada dez mulheres diagnosticadas com a doença no país, três morrem, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério de Saúde.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Última modificação em Quarta, 18 Outubro 2017 11:34