Aconteceu, de 21 a 24 de novembro, o 26º Congresso da Federaminas, no Tauá Resort & Convention Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o tema “Conectando Negócios – Fortalecendo Minas”, a ACIP/CDL esteve presente no evento, assim como representantes de dezenas de Associações Comerciais do Estado.
Com o objetivo de trazer conhecimento aos participantes, os dois primeiros dias foram repletos de painéis e palestras, entre elas: Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza), Renê Junior (embaixador da BYD no Brasil), Euler Fuad Nejm (CEO do Supernosso), Luis Justo (CEO do Rock in Rio) e Jayme Nigri (sócio-fundador do Grupo Reserva).
No último sábado (23/11), foram duas homenagens. A primeira delas foi para a ACIP/CDL. Fomos contemplados com a Premiação Ouro após participação do projeto “Melhoria da Representatividade das ACEs”. A iniciativa, inédita no país, buscou melhorar os processos internos das associações comerciais por meio da implementação de um planejamento estratégico abrangente. O projeto foi uma parceria da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) com o Sebrae Nacional. Foram abrangidas sete áreas essenciais: finanças, gestão de pessoas, processos internos, benefícios, clientes, cultura associativista e desenvolvimento local. Com base em um diagnóstico, cada associação recebeu uma pontuação que a habilita para a conquista de um selo de qualidade — bronze, prata ou ouro. Devido ao nosso trabalho em Ponte Nova, conquistamos o ouro! Nossa entidade foi representada por Antônio Carlos Martins Brandão (presidente) e Regislaine Neves (gerente administrativa).
A segunda homenagem foi para o Empresário do Ano de Ponte Nova. Sérgio Rodrigues, eleito em um evento realizado em Ponte Nova no mês de setembro, recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva. O evento ainda homenageou outras dezenas de Empresários do Ano de outros municípios mineiros.