Ações da ACIP/CDL durante a pandemia do Covid-19
Desde o início da pandemia do Covid-19, em março de 2020, a ACIP/CDL tem trabalhado intensamente para defender os interesses da classe empresarial de Ponte Nova com objetivo de diminuir os impactos causados na economia local. Afinal, a entidade entendeu a gravidade da doença, mas não se esqueceu da importância do comércio na geração de empregos e renda para o município e para a região. Ao longo dos últimos meses, várias medidas criaram grandes transtornos para as empresas, como redução parcial ou total das vendas, desempregos, fechamento de pontos comerciais, encerramento de atividades, entre outros tantos problemas. Com isso, a entidade desenvolveu uma séria de ações para minimizar todas as dificuldades enfrentadas pelos associados.
Entre as ações realizadas neste período, podemos destacar:
Recursos junto aos órgãos públicos
Um dos principais papeis da entidade neste período de pandemia foi articular junto aos órgãos públicos e entidades representativas medidas que pudessem dar condições à todos os associados o direito de acesso às informações, e ainda, possibilitar que as empresas pudessem realizar suas atividades de maneira segura e legal.
1 – Criação de diversos ofícios para a Prefeitura de Ponte Nova, com pedidos variados, de acordo com os períodos, como: flexibilização das atividades comerciais; isenção de impostos municipais (IPTU e ISS), solicitação de pontos facultativos em feriados; pedido de funcionamento em horário especial na véspera de datas comemorativas, entre outros.
2 – Criação de ofício ao Ministério Público pedindo para que a entidade possa apresentar aos promotores a realidade de alguns empresários de segmentos que ficaram proibidos de funcionar.
3 – Entrada de um representante da ACIP/CDL no Comitê de Crise do Covid-19 em Ponte Nova.
4 – Ofício enviado ao Governador Romeu Zema pedindo a mudança de alguns setores dentro das ondas do programa “Minas Consciente”.
5 – Participação no Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal, criado pelo Sebrae e com a participação de diversas instituições. A ACIP/CDL é um agente do projeto, que tem como foco a recuperação econômica dos municípios, com destaque para a manutenção e desenvolvimento dos pequenos negócios. O Plano será para os próximos quatro anos e vai abranger cinco cidades da região: Ponte Nova, Guaraciaba, Oratórios, Santa Antônio do Grama e Rio Doce.
6 – Reuniões constantes com a Prefeitura para ajudar nas tomadas de decisão relacionadas às medidas de flexibilização e reabertura das atividades comerciais.
7 – Intermédio da ACIP/CDL entre Prefeitura e a classe de empresários que organizaram, por conta própria, uma manifestação em abril de 2021 pedindo a abertura imediata de todo o comércio.
8 – Reunião com o Governador Romeu Zema e com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais sobre as definições de ondas do programa Minas Consciente.
Estratégias de redução de impactos
A ACIP/CDL não mediu esforços para criar várias ações que pudessem dar aos associados oportunidades de realizar vendas, mesmo que por algums momentos centenas de lojas precisaram trabalhar de portas fechadas. Além disso, também foram criadas campanhas de valorização do comércio local, treinamentos de vendas online, consultorias e muito mais.
1 – Criação do festival Bar, Boteco & Cia 2020 de forma totalmente online, para que o evento acontecesse mesmo em função da pandemia como forma de ajudar e valorizar os segmentos envolvidos, que foram diretamente atingidos e perderam vendas, como bares/restaurantes, músicos, profissionais de som, iluminação, decoração, entre outros.
2 – Criação da Campanha “Sua mãe merece presente o mês inteiro”, já que muitos segmentos não puderam funcionar antes do Dia das Mães no ano de 2020.
3 – Divulgação de vendas por delivery de associados nas redes sociais, com forma de contato dos estabelecimentos.
4 – de diversas linhas de crédito para empresas, em parceria com instituições como o BDMG e o SEBRAE.
5 – Distribuição gratuita de 7 mil kits com máscaras e álcool em gel.
6 – Criação do CDL Mídias Digitais para criação de peças para redes sociais.
7 – Criação de uma Consultoria empresarial gratuita para amenizar os impactos da pandemia.
8 – Criação da campanha de valorização do comércio local, com a camisa “Apoie o Comércio Local – Compre em Ponte Nova!”. A peça tem preço de custo para os interessados, pode ter o logotipo da empresa nas costas e sugerimos que seja usada como uniforme para os funcionários das lojas. Mas a camisa pode ser adquirida por qualquer interessado.
9 – Treinamento e consultorias com o consultor Gleidson Fábio com objetivo de capacitar os associados para atuarem nas redes sociais de modo assertivo, aproveitando o momento de redução dos horários no comércio para que as vendas pudessem acontecer mesmo de forma online – gerando conteúdos e estratégias de vendas para os lojistas participantes.
Atividades diversas de apoio aos associados
Com foco no desenvolvimento de conteúdos importantes para os associados e a comunidade em geral, a ACIP/CDL criou lives, cartilhas, blitz educativas e muito mais para que este momento de pandemia fosse atravessado com segurança e direcionamento. A entidade, sensibilizou sobre a realidade de várias empresas em seus canais de comunicação, e trouxe discussões sobre a reabertura do comércio.
1 – Apoio às empresas sobre dúvidas relacionadas ao entendimento dos Decretos Municipais de flexibilização e fechamento do comércio em Ponte Nova.
2 – Criação do Plano Estratégico de Abertura Gradativa e Responsável do Comércio, que foi frequentemente atualizado, mediante informações do boletim epidemiológico no município e das informações dos segmentos.
3 – Divulgação maciça aos associados (e-mail, site, redes sociais e whatsapp) sobre dicas de combate e prevenção ao Covid-19.
4 – Divulgação de vídeos com depoimentos dos empresários sobre suas realidades e dificuldades durante a pandemia.
5 – Parceria com profissionais de psicologia para primeiro atendimento gratuito.
6 – Parceria com as empresas Segvida e Unisesmt para que os associados pudessem se adequar às regras determinadas pelo Executivo para abertura de suas lojas.
7 – Realização de uma live nas redes sociais da entidade com o presidente Cochise Saltarelli Martins, com o contador Orsi Rodrigues Jr e com o advogado Moacyr Fialho para tirar dúvidas dos empresários durante a pandemia.
8 – Criação da Cartilha Educativa da ACIP/CDL, com dicas de prevenção e combate para associados e cidadãos, com distribuição gratuita e segmentada em locais estratégicos, totalizando 10 mil exemplares.
9 – Contato com as entidades representativas da classe empresarial em nível estadual (Federaminas, FCDL-MG e Fecomércio-MG) para apresentação da realidade local e do nosso Plano Estratégico de Retomada Gradativa e Responsável do Comércio de Ponte Nova, para que seja analisado pelo programa “Minas Consciente”, do Governo de Minas Gerais.
10 – Contratação de propaganda volante (carro de som) com informações sobre a reabertura e conscientização dos empresários e cidadãos.
Outras ações promovidas pela entidade
Várias ações descentralizadas também foram realizadas neste período de pandemia e proporcionaram impactos em várias localidades de Ponte Nova. Além do intermédio com empresas associadas para doação de R$ 108 mil para construção do Centro Regional de Referência à Covid, a entidade distribuiu cartilhas, orientou a população e participou efetivamente de barreiras sanitárias.
1 – Intermédio junto às empresas Saudali e Bartofil para doação de R$ 108 mil para apoio na construção do Centro de Referência Regional Covid-19 HAG/CISAMAPI, com a abertura de 50 leitos exclusivos para tratamento ao Covid-19.
2 – Distribuição da cartilha durante 30 dias nas barreiras sanitárias de entrada do município, além de ruas e comércios de Ponte Nova, em parceria com a Segvida e a Unisesmt.
3 – Criação de duas edições da Blitz Educativa, na Praça de Palmeiras, abordando pedestres e motoristas sobre a prevenção ao Covid-19, em parceria com a Segvida e a Unisesmt.
4 – Criação e distribuição gratuita de um cartaz gratuito sobre obrigatoriedade das máscaras e regras do CPF (par ou ímpar), para serem afixados nas lojas.