Quarta, 22 Dezembro 2021 16:08

54% dos empresários de Ponte Nova realizaram investimentos para as vendas de fim de ano

A pedido da ACIP/CDL E da TV Educar, o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor de Ponte Nova com bolsistas da FADIP, FUPAC E IFMG aplicaram neste mês os questionários do Índice de Confiança Empresarial (ICE) e Índice de Confiança do Consumidor (ICC). O objetivo foi monitorar as expectativas dos comerciantes e consumidores do município de Ponte Nova.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) monitora a dinâmica das expectativas (humor) dos empresários locais a respeito da economia do município. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) acompanha a dinâmica das expectativas das famílias em relação às condições econômicas e financeiras para o futuro próximo. A pesquisa contou com uma amostra de 408 entrevistados, sendo 185 do questionário ICE e 223 do questionário ICC.

DADOS DO ICE

Em relação a situação atual das vendas nesta época do ano (dezembro), 24% dos empresários avaliaram positivamente; 32% alegaram estar normal e 44% apresentaram respostas negativas. Além disso, para os próximos três meses, 40% afirmaram possuir expectativas de aumentar as vendas e 31% de estabilizá-las. Em contrapartida, 29% acreditam que as vendas reduzirão nos próximos meses.

Em relação aos investimentos, 54% dos entrevistados alegam realizar investimentos, o que é algo positivo tanto para as empresas quanto para o município. Ainda, 57% pretendem realizar novos investimentos nos próximos três meses, o que demonstra uma sede dos empresários em alavancarem seus negócios.

DADOS DO ICC

Aos consumidores, a maioria (75%) dos entrevistados alegou que possui expectativas de aumento na inflação no decorrer deste período (próximos três meses), sendo que 53% acreditam que irá aumentar e 22% acreditam que irá aumentar muito. Ainda nesta questão, 21% acreditam que a inflação não irá mudar e 4% acreditam que diminuirá. Tal resultado mostra que muitos consumidores já percebem que a inflação tem efeitos nocivos em sua renda e a queda no seu poder de compra e que as incertezas apontam para um aumento de preços devido à escassez mundial e a retomada econômica caminhando a passos curtos.

Foi questionado, também, sobre as expectativas dos consumidores em relação à sua renda pessoal e sua situação financeira atual. A maioria (64%) dos entrevistados acredita que sua renda pessoal não irá variar; 49% acreditam que sua situação financeira permanecerá igual e 13% acreditam que sua renda irá diminuir nos próximos três meses.

VEJA ABAIXO A PESQUISA COMPLETA.

Última modificação em Quarta, 22 Dezembro 2021 17:22